A espiral é o modelo base da Macrobiótica

Definição de Macrobiótica

O que é a Macrobiótica? O texto abaixo transcrito, ao estilo de uma entrada de dicionário, é a definição de Macrobiótica que pretende dar resposta a esta pergunta!

A primeira versão desta definição foi apresentada e debatida por 45 professores na Conferência Internacional de Macrobiótica realizada em 2017 em Berlim. Entretanto a definição foi revista em novembro de 2018 e em janeiro de 2020. É esta última versão que apresentamos aqui traduzida 1) para português.

Se se interessa por Macrobiótica, partilhe esta definição. Publique-a no seu website e/ou páginas de redes sociais! A ideia é espalhá-la o mais possível para a tornar visível em motores de busca.


O que é a Macrobiótica?

A Macrobiótica é aquilo a que se chama um “corpo de conhecimentos” (body of knowledge). Trata-se de um conjunto completo de conceitos, termos e atividades que compõem um domínio de prática pessoal e profissional.

Podemos considerá-la como uma área profissional?

Sim! Já que muitos dos que aprenderam este conjunto de conhecimentos se dedicou profissionalmente ao seu ensino e à sua culinária. No entanto, não existe especificamente consagrada na nossa Lei qualquer profissão associada à Macrobiótica e as nossas atividades são exclusivamente formativas. Ou seja, o que fazemos é ensinar uma visão específica do mundo e dos fenómenos. Dentro desta visão, a abordagem que fazemos aos alimentos é a mais (re)conhecida.

Porquê a necessidade de criar uma definição de Macrobiótica?

Para que seja mais fácil passar a sua mensagem!

Considerando que a Macrobiótica se fundamenta em conhecimentos empíricos ancestrais vindos do oriente, sobretudo do Japão e da China, a interpretação e a orientação individual de quem a pratica e ensina têm condicionado o consenso sobre uma definição. Por sua vez, este condicionamento dificulta o consenso e permite diferenças no seu ensino. Assim, havendo divergências entre professores e escolas, o que não é necessariamente negativo, a via do acordo torna-se mais complexa de percorrer.

A primeira proposta de definição

Em 2017, sob proposta de Denny Waxman e de Carl Ferre e com o contributo de diversos elementos do grupo Macrobiotics International, foi possível definir uma frase, simples de entender por qualquer pessoa, que possa vir a ser incluída num dicionário, e que traduza em poucas palavras aquilo que é na sua essência a Macrobiótica.

Aplicação prática desta definição

Quando começamos a estudar Macrobiótica e a interessar-nos pelas suas propostas de interpretação do mundo e de todos os seus fenómenos, o nosso espanto é tão grande que é comum sentirmo-nos na obrigação de nos tornarmos seus mensageiros. Então passamos a falar desta experiência com toda a gente e decidimos que queremos mudar de vida! Queremos que os “outros” também mudem de vida e fiquem a conhecer os benefícios de se viver de acordo com estes princípios. Muitas vezes ficamos uns verdadeiros chatos!

Assim, a família e os amigos são as nossas primeiras vítimas e são também os primeiros a confrontar-nos. E são eles a questionar-nos “o que é?”, “o que a define?”, “porque é tão especial?”…

É para nos ajudar a responder a estas perguntas que foi aprovada a definição de Macrobiótica.


Definição de Macrobiótica

Macrobiótica, nome
Um sistema de princípios holísticos e de práticas dinâmicas que orienta escolhas de alimentos, de atividade física e de estilo de vida com o objetivo de alcançar o equilíbrio na saúde física, emocional, mental, social e ambiental.

Macrobiótica(o), adjetivo, tal como em filosofia ou dieta macrobiótica.

Originalmente: o estudo da longevidade, utilizado pela primeira vez pelo médico alemão Christoph Wilhelm Hufeland (1762-1836) no seu livro “Makrobiotik Oder Die Kunst Das Menschliche Leben Zu Verlängern”.

Etimologicamente do Grego Antigo Makrobiotikon (vida longa). Makros (longa) e Bio (vida).

(Definição acordada na Conferência Internacional de Macrobiótica em Berlim em 2017 por 45 professores, representando diversas escolas, institutos e organizações. Revista em novembro de 2018 e em janeiro de 2020.)

Havendo divergências entre professores e escolas, o que não é necessariamente negativo, a via do acordo torna-se mais complexa de percorrer.

 

1) Traduzido com a colaboração de Francisco Rosário.

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