Reiki Tradicional

REIKI é uma terapia complementar descoberta em 1922 por Mikao Usui, no Japão.
É complementar porque não pretende ser alternativa a nenhuma outra terapia ou medicina e porque é independente de qualquer crença ou religião.
É aplicada através das mãos do terapeuta e consiste na transmissão ao paciente de energia REI (que em japonês significa Universal). Quando a energia REI entra no corpo do paciente liga-se à sua energia vital (que em japonês se chama KI) iniciando-se o processo de cura.

Assim, REIKI será a reunião da energia Rei à energia Ki e poderá ser entendido como “energia vital universal”.
Com o passar do tempo generalizou-se o uso da palavra REIKI e acentuaram-se as divergências entre os vários mestres e as formas de aplicar os tratamentos e passar os ensinamentos do fundador Mikao Usui.

No Espaço 4 Elementos assume-se a linhagem tradicional de Mikao Usui trazida para o ocidente (EUA) pela Mestre Hawayo Takata, ou seja REIKI – Usui Shiki Ryoho que em português significa REIKI – Sistema de Cura Natural Usui.

Como funciona o tratamento de Reiki?

O terapeuta será o transmissor da energia Universal e o paciente o recetor sendo este quem determina, inconscientemente, a quantidade de energia que o seu corpo irá captar. A energia Universal é uma energia inteligente e pura que atua independentemente da vontade do terapeuta e do paciente. Por isso cada processo de cura decorrerá de acordo com as possibilidades de cada um. Não é possível determinar com exatidão a duração do tratamento. Para uns a cura poderá ser física, para outros poderá ser emocional ou até espiritual. Para alguns quatro ou  cinco tratamentos serão suficientes para ficar bem, para outros serão necessários meses ou anos. Em alguns casos poder-se-á atingir a cura total, em outros será possível apenas encontrar a aceitação ou a compreensão.

(por Ana Luísa Bolsa)