Macrobiótica // Culinária e aconselhamento

A Macrobiótica é acima de tudo uma forma de estar na Vida que se expressa particularmente na alimentação. A grande diferença entre o padrão alimentar proposto pela Macrobiótica e os outros regimes alimentares é a forma como se vêem os próprios alimentos. Para a Macrobiótica é mais importante a qualidade natural dos alimentos do que a análise nutricional. Isto porque se parte do princípio de que a Humanidade sobreviveu milhares de anos sem fazer a mínima ideia do que são hidratos de carbono, vitaminas ou proteínas… No entanto, intuitivamente e por viver mais perto da Natureza, a Humanidade percebia perfeitamente a ligação entre os diversos alimentos e respeitava a relação que existia entre a quantidade disponível de alimentos na Natureza e a proporção que se deve ingerir dos mesmos, para além de que se alimentava de acordo com as estações do ano e com o que a se produzia localmente.

Com a evolução da indústria, da ciência e dos transportes nos “supostos” países desenvolvidos, todo este equilíbrio se desvaneceu completamente… comemos tudo o que nos apetece em qualquer altura do ano, e, como nos falta tempo para tudo, aderimos em massa aos produtos “pré-fabricados”. No entanto, estas mudanças trouxeram benefícios para a humanidade, mas também muitos malefícios para a saúde, “não há bela sem senão…”

No Espaço 4 Elementos propomo-nos a divulgar a Macrobiótica do ponto de vista filosófico, prático e de prevenção de doenças.

(por Ana Luísa Bolsa)